Momento de mudança, mudança de era, fase de mudanças, mudar para o melhor, propósito. Estamos contornados por conceitos que têm em comum, sentidos de tentar intensamente ser parte da transformação, mudar o mundo através das próprias mãos, empreender, transformar. O GEEC faz parte desses grupos que compreenderam essa necessidade e nosso papel, mas ainda não sabemos como praticar de fato.
A expressão “mudar o mundo” não se resume a solucionar problemas. Precisamos nos preparar para organizar movimentos. O capitalismo e o consumo desenfreado que presenciamos na atualidade vem acompanhado de uma pressão por trabalho e sucesso profissional, ao mesmo tempo em que somos pressionados a viver o máximo de experiências possível. Todos esses movimentos refletem o esgotamento não só de sistemas como também de valores.
Quando falamos de economia compartilhada estamos saindo de uma lógica de posse para uma lógica de acesso, quando falamos de economia colaborativa saímos da lógica individualista para a lógica de comunidade. Enfim, todos esses movimentos de alguma forma nos fazem abandonar a ilusão e abraçar a transparência. E por mais que todos esses novos valores nos brilham aos olhos, fazer essa transição exige uma mudança de hábitos muito profunda, o que não é tão fácil assim.
Portanto, nós do Grupo Educação, Ética e Cidadania, cujo principais valores estão expressos em nosso nome, acreditamos que a parte mais profunda da nossa missão é preparar a todos, especialmente adolescentes e jovens para, com valores e ações, fazer um mundo melhor hoje, agora e urgentemente.
Somos todos cidadãos do mesmo mundo e temos uma responsabilidade que requer uma ação coletiva para que o arco moral da nossa sociedade penda para o lado da justiça, da paz e da felicidade.
Venha e junte-se a nós.