O Grupo Educação, Ética e Cidadania recebe o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves

Social Tecnologia e Inovação Programa Inclusão Aprendiz 25/07/2022 14:00

O Grupo Educação, Ética e Cidadania recebe o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves

No último dia, 13/07/2022, o economista palestrou sobre negócios e empreendedorismo para os aprendizes presentes.


No dia 13/07/2022, recebemos no GEEC o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Divinópolis, Luiz Angelo Gonçalves, economista com especialização na área de administração de empresas. Ele foi convidado pela equipe pedagógica da Instituição, pelos instrutores e pelo presidente, Jomar Gontijo. A ideia foi pensada no objetivo de Luiz expressar aos aprendizes sobre a sua experiência de vida, como empresário, economista e a passagem à frente da Secretaria na gestão atual.

Foi também debatido sobre a atual situação econômica do país, pois vive-se um momento de crise, em que direitos foram revogados, um tempo de mais esforço, tanto para a questão do trabalho, da garantia de emprego e renda, tanto quanto para a questão social, a organização de famílias, crescimento de vínculos e a participação da comunidade no âmbito político. De modo geral, é um momento complicado para o mundo inteiro, estamos falando de algo que estamos vivendo agora e que necessita de políticas públicas. Precisa-se debater sobre certos assuntos, principalmente por ser ano eleitoral, a sociedade precisa ser chamada ao debate.

Uma vez que estamos formando jovens, a nossa meta é levar conhecimento, informação e potencializar a capacidade crítica dos aprendizes. Muitos serão microempreendedores, empresários, administradores, acadêmicos e advogados, nada mais correto do que chamá-los para participar da política social. É nossa obrigação que eles tenham um futuro qualificado e que venha fazer uma boa gestão de carreira, assim sucessivamente.

A Lei da Aprendizagem é uma educação continuada, não apenas a inserção do jovem, mas também a manutenção dos mesmos no mercado de trabalho. O Grupo Educação, Ética e Cidadania não elabora o contrato de aprendizagem para os aprendizes permanecerem poucos meses, atuamos para que eles sejam efetivados nas empresas e somos a prova de que isso é possível. 

Todos os convidados, voluntários, parceiros que vêm participar das palestras semanais da Instituição, dispõem de seu horário na agenda, é um esforço na vida profissional e cotidiana dos profissionais que valorizamos muito. Ficamos muito agradecidos pela parceria de todos os profissionais, de todas as áreas, para construir a formação destes jovens. Somos gratos principalmente ao Luiz, que instruiu sobre potencialidades, mostrou caminhos profissionais, sobre processos seletivos diferenciados.. Os aprendizes fizeram bastantes perguntas, tiraram fotos, pediram orientação vocacional. Pretendemos repetir a iniciativa com o Luiz, pois foi muito bem sucedida, uma parceria formada com Educação, Ética e Cidadania.

 

Galeria de imagens