Cultura 21/02/2019 00:00
A coletânea foi organizada pelo produtor cinematográfico, Sávio Leite
Nesta sexta-feira, 22/02, será lançado no E-coworking do GEEC o livro “Diversidade na Animação Brasileira”. A coletânea é composta por textos de vários autores como Erika Saverini, Laryssa Prado, Eliane Gordeeff, Maurício Gino, Fernando Ferreira Garróz, Fábio Belotte e Marcos Buccini. O evento ocorrerá às 17hs, pouco antes da realização do Cine Clube “Adriano Reis”.
O livro apresenta diversos aspectos constituintes da animação brasileira e suas especificidades, contextualiza a profissionalização do setor e aborda sobre a produção do cinema brasileiro.
Depoimentos de Lisandro Santos (RS), Fábio Yamaji (SP), Wesley Rodrigues (GO/Argentina), Andrés Lieban (RJ), Marta Machado (SC/SP), Rosária Moreia (ES), Carlos Eduardo Nogueira (SP) e Rubens Francisco Luchetti (SP) - expoentes da animação brasileira contemporânea com um recorte para a diversidade da produção independente - compõem o livro.
Segundo Sávio Leite, organizador do Livro, “a intenção da publicação foi mapear no Brasil o que de mais significativo se produziu em termos de cinema de animação com a preocupação de abranger todo o território nacional e lançar uma luz para vários realizadores brasileiros. A animação brasileira vive uma boa fase com a produção de longas metragens premiados em importantes festivais internacionais como ‘O menino e o mundo’ de Alê Abreu e o ‘Uma história de Amor e Fúria’ de Luiz Bolognesi.
O lançamento ocorrerá às 17hs, no E-coworking do GEEC, Av. 21 de Abril, 1590, bairro Santa Clara. Após o lançamento do livro segue a programação do Cine Clube “Adriano Reis” com apresentação de Curta-Metragens do MUMIA 2019 - curadoria de Sávio Leite.
Programação Cine Clube
Será exibido uma sequência de Curta-Metragens com duração de 50 minutos da Mostra MUMIA 2019 - Mostra Udigrudi Mundial de Animação.