Inclusão, bem-estar e cidadania: conheça o projeto Estação do Esporte

Social Estação do Esporte 15/10/2022 14:00


Muito além do bem-estar físico e emocional, o esporte é uma ferramenta importante para promover a inclusão social e fortalecer a cidadania. Diante dessa realidade, o Projeto Estação do Esporte surge como uma alternativa para que o desenvolvimento socioesportivo acesse outras pessoas e realidades. Desenvolvido pelo GEEC e financiado pela White Martins via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), o projeto atende atualmente 160 crianças e adolescentes no município de Divinópolis.


Iniciado em 2015, o Projeto Estação do Esporte tem como objetivo ampliar o desenvolvimento sócio esportivo através de atividades gratuitas que afastam as crianças e jovens do município da vulnerabilidade social. As vagas gratuitas são destinadas a formar equipes de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos para praticar atividades nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei.


As atividades acontecem em espaços públicos cedidos através de parcerias com a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), escolas e associações de moradores. Ofertadas no contraturno escolar, o projeto é realizado nos bairros Copacabana, Serra Verde, Icaraí, Candidés, Ipiranga e Planalto, todos localizados no município de Divinópolis/MG.


O que você precisa saber


A falta de acesso às políticas públicas somada à exclusão social são alguns dos fatores que dificultam a democratização do esporte. O esporte é uma ferramenta de intervenção social que colabora com a socialização, estimula a cooperação e garante o despertar do jovem e da criança para outras realidades. Vivemos em uma sociedade na qual as relações sociais são permeadas por desigualdades de oportunidades, e o esporte é um instrumento para transformar positivamente essa realidade. Além dos benefícios físicos, a prática do esporte promove o desenvolvimento social, emocional e motor, levando saúde e esperança para a vida de cada pessoa.

Galeria de imagens