Projeto Inclusão 40+ 04/12/2009 15:00
A partir das 10 horas do dia 11 de novembro de 2009 reuniram-se na sede do Grupo Educação, Ética e Cidadania (GEEC), localizada na rua Coronel João Notini, número 800, Centro, em Divinópolis, estado de Minas Gerais, alguns membros do Rotary Divinópolis Leste – dente os quais, o presidente em exercício Paulo Ramos e o governador rotário Carlos Alberto Dias Coelho –, Letícia Enes, assessora do deputado estadual Domingos Sávio Resende, Juliano Soares Luiz, represente do vice-prefeito José Francisco Martins, o vereador Edson de Souza, a secretária municipal de Desenvolvimento Social Rosali Fracasso Kunz, o coordenador do projeto Pró-adolescente Randal Wender, a diretora executiva do GEEC Alessandra Oliveira, o diretor de projetos do GEEC Jomar Teodoro Gontijo, a diretora institucional do GEEC Maria José Gontijo, funcionários do GEEC e muitos outros convidados, para a inauguração da extensão física do GEEC, onde uma sala foi destinada para a implementação do projeto Inclusão Digital 40+, o qual consiste na realização de cursos de informática básica para pessoas com idade acima dos quarenta anos.
Na solenidade foi oficializada a parceria do GEEC com o Rotary Divinópolis Leste, o qual colaborou na reforma do pavimento térreo e da fachada da sede do GEEC, contribuindo financeiramente para a melhoria da acessibilidade e para a adequação de um ambiente propício ao aprendizado das pessoas participantes do projeto Inclusão Digital 40+.
Com este projeto pretende-se atender a, aproximadamente, 120 pessoas por semestre, objetivando diminuir a disparidade entre quem sabe lidar com a informática e quem não conhece os equipamentos e procedimentos dessa ciência, porque, infelizmente, ainda há barreiras variadas que impedem o acesso à tecnologia, seja por condições financeiras – no caso das camadas mais pobres – ou por preconceitos, muitas vezes presentes quando adultos e idosos desejam aprender sobre a utilização de computadores.
O projeto é destinado para homens e mulheres com idade acima de quarenta anos, que desejam aprender informática e que sejam financeiramente carentes. Nele serão ministrados os cursos “Introdução à Informática”, “Internet” e “Editores de Texto e de Planilhas Eletrônicas”, com duas entradas de turmas por ano, ou seja, em fevereiro e em agosto.
Inicialmente, Jomar Teodoro Gontijo discursou sobre a história da parceria do GEEC com O Rotary Divinópolis Leste e enfatizou a importância do benefício recebido pelo Grupo Educação, Ética e Cidadania, agradecendo ao respectivo parceiro pela implementação desse projeto.
Em seguida, Paulo Ramos falou sobre a relevância das parcerias como essa para a melhoria social e citou os demais projetos em que o GEEC e o Rotary estão envolvidos, como o Verde Centenário.
Carlos Alberto Dias Coelho reafirmou a importância da contribuição rotária com as metas do milênio, propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), mencionando o projeto Inclusão Digital 40+ como exemplo.
Rosali Fracasso Kunz enalteceu as parcerias do GEEC e do Rotary com a Prefeitura Municipal de Divinópolis, citando o projeto de inclusão social Pró-adolescente, que recebeu a doação de uma marcenaria. Ela também manifestou a satisfação com a reforma realizada na sede do GEEC.
Juliano Soares Luiz falou em nome do vice-prefeito, enfatizando os benefícios colhidos pelas parcerias e elogiando o projeto Verde Centenário e a atuação dos jovens no projeto Pró-adolescente.
Em seguida foi assinado o convênio de criação do projeto Inclusão Digital 40+ e realizado o descerramento da placa alusiva à inauguração das instalações do projeto.
Finalizando a solenidade, houve uma simbólica festividade com o oferecimento, aos presentes, de um “coffe break”.