Grupo Educação, Ética e Cidadania no FELITA 2022

Cultura Social 15/08/2022 14:00

Nos dias 28 a 30 de julho de 2022, ocorreu a terceira edição do FELITA: Festival Literário de Itapecerica. O festival que ocorre desde 2018, pausado durante os anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia do Coronavírus, é um dos principais eventos literários da região. Em seu primeiro ano, o Festival contou com a presença de nomes importantes da cena literária brasileira, alguns como Tony Bellotto, Fabrício Carpinejar e Olavo Romano. Em sua segunda edição, a presença de duas representações importantes de mulheres na escrita brasileira, Leila Ferreira e Rosana Mont'Alverne. Na edição deste ano, o foco estava em autores locais, o que angariou a presença de onze deles.

No dia 28/07, ocorreu o lançamento dos livros novos dos autores, que escolheram o FELITA como local desse novo começo literário. No saguão da Prefeitura de Itapecerica, com café receptivo e stand com venda dos livros, esteve presente o prefeito, Wirley Rodrigues, a secretária da cultura, Simone Toledo e o presidente da Câmara, Gleyton Pereira.  Além dos representantes legais, contou com a presença dos organizadores do FELITA, Daniel Bicalho, dono da livraria Boutique do Livro e o presidente do GEEC, Jomar Gontijo. O GEEC pode lançar e divulgar dois livros de sua própria editora, ambos de Osório Garcia.

Na abertura oficial do evento, iniciamos com a Oficina Criativa Kombricar, realizada pela Mariana Bernardes e pelo William Pinguim, que carrega esse nome, pois todas as atividades são realizadas dentro de uma Kombi. Em sua segunda vez sendo realizada no FELITA, antes também feita na Virada Cultural, organizada pelo GEEC, Boutique do Livro e Prefeitura de Divinópolis, as crianças puderam aprender como confeccionar máscaras com os utensílios manuais: sprays, tintas, lápis, canetas, pincéis, papéis, tesouras, entre outros.

Logo após a Oficina, tivemos a apresentação do grupo artístico PATIDUM, formado por um trio, Daniel Penido, Guilherme Purgas e Patrícia Oliveira. Eles fizeram shows musicais para as crianças, além de mesclar com leituras e poesias. Tivemos também o Sarau Lítero Musical, realizado pelo poeta Luís Mingau e pelo músico PH Lara, nomeado “Outonos”, que conta com poemas do Luís interpretados e intercalados com um violão pelo Lara. Após a apresentação, o microfone ficou aberto ao público, que foi muito participativo com recitação de poemas próprios ou importantes para cada um. 

Para fechar o Festival, no dia 30/07, contamos com a presença de Denise Arantes, que pôde fazer a tradicional contação de histórias do Festival de Inverno de Itapecerica. Em seguida, tivemos a Vânia Ordones, com a Oficina Brincadeiras Cooperativas, que envolveu todos os presentes, desde os pais aos filhos e que será realizada nas próximas edições do Festival. Assim, o GEEC festeja a realização bem sucedida da terceira edição do Festival Literário Itapecerica. Esperamos que cada vez mais, que em cada nova edição, o FELITA possa alcançar mais pessoas e mais lugares, pois só a arte, a educação, a leitura, pode tornar um ser mais humano. Que possamos fazer essa caminhada a cada ano com Ética, Educação e Cidadania.

 

Galeria de imagens