GEEC marca presença na inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Social 02/05/2013 00:00

O GEEC, Grupo Educação, Ética e Cidadania, com o qual a Secretaria de Desenvolvimento Social mantém e apóia diversos projetos sociais, estava representado pelo seu diretor de institutos, Jomar T. Gontijo e os presidentes do Instituto de Desenvolvimento Humano e Assistência Social (IDHAS), Randal Wender e Paulo Ramos. O Prefeito Vladimir Azevedo, que oficialmente declarou inaugurada a nova sede, falou da importância dos convênios firmados entre a atual gestão e diversas entidades. “É um trabalho muito importante este voltado às questões sociais”, afirma o Prefeito e completa: “Temos aqui um exemplo de uma equipe comprometida também com a sustentabilidade das famílias”, destaca.
A manhã de festa foi abrilhantada com a apresentação musical das crianças do Projeto AABB Comunidade, que oferece aulas de instrumentos musicais e práticas esportivas a diversos menores de comunidades carentes. Geraldo Quirino, um dos pequenos artistas que encantou a todos os presentes com a belíssima apresentação, é uma prova de que a soma entre Poder Público e entidades filantrópicas resulta sempre no crescimento e desenvolvimentos do cidadão. “Eu gosto muito de participar do projeto. Ele me ajuda no aprendizado na escola e ainda aprendo música e esportes”, declara o garoto.

A localização da nova sede e a sua estrutura física é um ganho para toda a comunidade divinopolitana, uma vez que se encontra situada na região central da cidade, próxima ao Pronto Socorro e ao Restaurante Popular, e, sobretudo, oferece melhor acessibilidade aos usuários, pois o prédio deverá receber, com a colaboração da proprietária, um elevador.
Projetos Sociais executados pela parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e o GEEC:
- Pró-Adolescente: No total, 100 adolescentes participam do programa. O ProAdolescente visa principalmente oferecer cursos aos adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, oriundos de famílias carentes, que estejam freqüentes na escola, para assim capacitá-los para o mercado de trabalho.O Programa proporciona a oportunidade do primeiro emprego a menores de 18 anos que estejam em estado de vulnerabilidade social. Todas as sextas-feiras os 100 adolescentes que integram o Projeto fazem atividades na sede do GEEC. São oferecidas aulas de reforço escolar, trabalhos de arte e cultura, além de cursos profissionalizantes e um gostoso lanche.
- Núcleos Profissionalizantes: O GEEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferece cursos profissionalizantes a pessoas de baixa renda. São diversos setores de atuação como costura industrial e modelagem, artesanato, marcenaria, cabeleireiro, calçado, pesponto e informática. Os cursos acontecem nos Núcleos Profissionalizantes nos bairros Danilo Passos II e Dona Rosa. No total, 350 pessoas são atendidas. Os cursos têm duração de 6 meses e preparam os alunos para enfrentarem o mercado de trabalho. Além das aulas, que têm duração de 4 horas diárias, os alunos também recebem lanche no CRAS e apoio do GEEC na divulgação de seus trabalhos.