Social Meio Ambiente 15/09/2022 14:00
Na última terça-feira (13) aconteceu, na sede do GEEC Divinópolis, a 1ª oficina de plantação de mudas arbóreas do projeto “Amigos do Meio Ambiente”, em parceria com a Gerdau. O projeto prevê a realização de oficinas de educação ambiental destinadas à população, visando incentivar o plantio e a arborização urbana a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados.
A oficina realizada pela entidade teve como objetivo orientar o manejo e o plantio de sementes da árvore popularmente conhecida como ipê, uma espécie que atrai olhares em época de sua floração por embelezar os biomas ao redor do Brasil. Durante a experiência, os participantes receberam orientações sobre o reaproveitamento de materiais para plantio de mudas, sobre a importância dos ipês para o meio ambiente e discutiram o impacto dessa atitude para as gerações futuras.
O que você precisa saber
As árvores são indispensáveis para a natureza. São elas que auxiliam no processo de purificação do ar através da captura do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e a liberação de gás oxigênio. Em regiões urbanas, a presença das árvores favorece o controle da temperatura e o aumento da umidade do ar, evitando ilhas de calor, chuva ácida e outros fenômenos climáticos recorrentes nos centros urbanos e industriais.
Os ipês são árvores conhecidas pelo seu potencial de sobrevivência em ambientes degradados pela ação humana, uma vez que suas raízes profundas garantem o acesso às águas subterrâneas dos lençóis freáticos. Já as copas dos ipês, são responsáveis por atrair aves e insetos polinizadores, como abelhas, borboletas e beija-flores. Além de espalhar cores exuberantes nas paisagens acinzentadas da cidade, os ipês trazem vida e equilíbrio para o nosso ecossistema.