Alunas do Projeto Estação do Esporte visitam sede do GEEC

Estação do Esporte 26/06/2018 00:00

Entre os dias 24 e 29 de junho as alunas do Projeto Estação do Esporte, modalidade de futsal feminino visitaram a sede do GEEC. Na ocasião elas puderam conhecer mais sobre a instituição e as diversas ações sociais que a ONG promove. Aproveitou-se do momento para a confraternização com as aniversariantes do mês.

A iniciativa conta com o incentivo da Secretaria de Estado de Esportes, com destaque para o programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, que é um programa de fomento ao esporte em Minas Gerais. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEESP, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Por este mecanismo o projeto tem como patrocinador a empresa Supermercados ABC.

Além disso, contamos com o apoio da empresa Valor da Logística Integrada (VLI), através da destinação de recursos junto ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA).

O GEEC parabeniza a todas nossas alunas pelo empenho e dedicação!

 

Ocasião relembra luta feminina por igualdade no esporte

A participação de mulheres neste esporte também representa uma busca por igualdades, afinal, o simples direito de praticar determinadas modalidades foi negado por décadas às mesmas em nosso país. Em abril de 1941 com o Decreto Lei que instituiu o Conselho Nacional de Desportos (CND), seu artigo 54 afirmava que “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país”. Em 1965, o regime militar tornou a proibição expressa pelo CND, através da Deliberação nº. 7 de 1965: “Não é permitida a prática feminina de lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo, halterofilismo e beisebol”.

A abertura ao futebol feminino só aconteceria em um contexto de aumento das liberdades individuais, nos últimos anos do regime militar, quando as mulheres também passavam a ignorá-la e as equipes começavam a surgir em algumas cidades. Em 1979, a deliberação acabou revogada, o que permitiu a criação das primeiras ligas para mulheres.

Mais de três décadas depois da legalização da prática do esporte no país, as mulheres superaram algumas barreiras. No entanto, ainda há uma longa caminhada pela frente para consolidar conquistas e alcançar outras.