Meio Ambiente 30/09/2023 13:30
Em 30 de setembro de 2023, realizou-se nas dependências do Coworking do GEEC - Grupo Educação, Ética e Cidadania – o 5º Encontro dos Ambientalistas de Divinópolis e Região promovido pelo IAAC (Instituto Ambiental Ação e Consciência) com o apoio do Conselho Regional de Biologia 4ª Região (CRBio04).
O evento foi aberto pelo presidente do IAAC, Professor Dr. Adriano Parreiras, e pelo presidente do GEEC, Jomar Gontijo. O primeiro setor foi representado pelo Secretário Diretor da SEMSUR, Rodrigo Álvares de Assis, pelo Técnico em Meio Ambiente, Newton Gontijo Sampaio, e pela sociedade civil mobilizada, Wander Luiz Pio de Sena, DIVISUSTENTÁVEL e Movimento “O Dia do Idealista”.
A programação foi cumprida na íntegra e os debates foram “quentes”, se assim podemos classificar, exatamente porque nos conflitos entre os interesses econômicos e os ambientais, os primeiros ainda têm supremacia sobre os segundos.
A apresentação sobre o plantio de árvores na cidade discorreu sobre as espécies que são mais indicadas segundo a área onde podem e devem ser plantadas. Notadamente, árvores de espécies nativas e de pequeno porte (quando for sob linhas de transmissão de energia da operadora CEMIG).
Informações sobre espécimes, sobre legislação, disponibilidade de mudas e outras foram objeto da apresentação. Foi mencionado que o planejamento para arborização urbana e manejo das árvores existentes ainda está em processo de desenvolvimento e que oportunamente será dado ao conhecimento da sociedade.
Houve a apresentação sobre o que é a Agenda 2030 e o que são os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criado pela ONU em 2015, derivados dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio aprovados na ECO92 no Rio de Janeiro.
Foi destacado que o Brasil é signatário da Agenda 2030 e, infelizmente, até hoje, não se comprometeu adequadamente em cada um dos seus municípios com esta agenda. O apresentador destacou que enquanto não houver “Consciência” sobre os propósitos, as ações, atitudes e compromissos assumidos, nós, brasileiros e divinopolitanos, estaremos atrasados e mal classificados.
No banco de imagens temos a classificação de Divinópolis no ranking dos ODS´s no Brasil, em que você pode saber mais neste link: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/ . Estes índices e classificação são obtidos por sistemas validados nacional e internacionalmente, portanto, auditados e corretos.
Vários presentes fizeram uso da palavra para apresentar suas considerações sobre como estamos tratando o Meio Ambiente em Divinópolis.
No final foi apresentado o 1º edital GEEC/IAAC para financiamento de microprojetos ambientais. Ele está disponível no site do GEEC: https://www.geec.org.br/news/details/1o-edital-de-micro-projetos-ambientais
Sendo assim, concluindo sobre o evento e sintetizando os seus resultados, consideramos que foi oportuno, estabeleceu algumas das questões ambientais e energizou ambientalista para que continuem seu trabalho, procurando fazê-lo colaborativamente com os demais setores.